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O dinheiro tem bastante importância nas nossas vidas. Pesquisamos os preços do que queremos comprar para economizar, quando possível. Assim, sobra dinheiro para outras coisas. Achamos muita coisa cara.
O quê, pagar R$150,00 por uma faxina? Ou por uma sessão de psicoterapia? Muito dinheiro!
Mas, peraí. E se for você que estiver oferecendo esse serviço? Já parou para pensar quanto vale o seu trabalho?
Aprender a dar valor para o seu trabalho é importante em vários aspectos. Primeiro, para você poder arcar com seus gastos fixos mais básicos e ter a possibilidade de investir em coisas que te fazem feliz, incluindo experiências gastronômicas, encontros com amigos, cursos livres e assim por diante. Segundo, para ajudar na negociação com possíveis clientes.
Pensa com a gente: você confiaria mais no tatuador que te apresenta, com transparência e detalhes, o valor da mão de obra para fazer um tipo específico de tatuagem e os diferenciais que interferem no preço cobrado, como tamanho, complexidade técnica, cores, ou naquele que ficou de te retornar a ligação para dar mais detalhes?
Outra certeza!
Mas saber botar preço no seu trabalho é entender sobre:
- O quanto os outros estão cobrando
- A demanda do mercado
- Quanto você gasta e quanto precisa para manter seu negócio financeiramente saudável
- Quais são seus diferenciais
O que é um orçamento?
Vamos começar pelo começo. O que, afinal, é um orçamento?
O orçamento é um documento que apresenta todos os custos de um serviço ou de um produto.
Supondo que você seja o tatuador exemplificado acima. Chega um possível cliente no seu estúdio para saber o valor de uma tatuagem. Em um primeiro momento, você mostra seu portfólio, apresenta seu trabalho e diferenciais, como tempo de experiência. Imaginando que a pessoa tenha se interessado pelo seu trabalho e resolveu que quer fazer uma tatuagem pequena. Até trouxe um modelo de desenho.
Hora de fazer um orçamento.
Para dar um valor exato ao cliente, você deve considerar:
- Valor da mão de obra, que pode ser pensado a partir do tempo de trabalho
- Valor dos materiais e equipamentos que serão usados, incluindo energia elétrica
- Valor do aluguel do estúdio
- Eventuais impostos e taxas mensais, etc.
É claro que esse cálculo não vai ser feito por tatuagem. Esses valores já estão contabilizados na sua tabela de preços das tatuagens, conforme suas especificidades. Você pode usar a tabela como referência de valores, mas oferecer descontos, caso o pagamento seja feito à vista, por exemplo.
Com base no seu orçamento, ou seja, na sua tabela de referência, é possível negociar, pois você sabe até onde pode ir.
Este é um exemplo bem simples para demonstrar que um orçamento não é apenas a apresentação de uma tabela de preço, mas carrega consigo um valor agregado. Todo mundo que presta um serviço pode e deve fazer um orçamento para se apresentar da melhor maneira ao possível cliente. Afinal, se ele chegou até você, em um mercado tão concorrido, é preciso aproveitar a oportunidade.
Quais os tipos de orçamento?
Existem diversos tipos de orçamentos, principalmente em função do serviço a ser prestado. O orçamento é um documento que tem como especificidade os valores a serem pagos, de acordo com as etapas do projeto e demais critérios considerados importantes para o seu negócio. Mas também é uma maneira de apresentar seu diferencial enquanto empresa ou empreendedor.
Também vale inserir em sua proposta de orçamento, pontos interessantes de sua empresa ou negócio, como:
- O que o cliente ganha ao contratar seu serviço
- Apresentação de seu perfil profissional, tempo de experiência e casos de sucesso
Outra dica é fazer uma breve análise do seu cliente em potencial para entender melhor o que ele busca, com quem já fez negócio e possíveis entraves. Isso vai te ajudar a estar mais preparado para negociar.
Conheça as informações de um orçamento padrão e algumas variações, conforme área de atuação.
- Orçamento padrão
Conheça itens básicos que devem compor um orçamento padrão:
- Nome do responsável pelo orçamento, para saber a quem retornar
- Dados do cliente
- Data do orçamento, caso precise ser atualizado
- Dados do contato da empresa, para que o cliente tenha facilidade em entrar em contato
- Valor unitário dos produtos ou das etapas do serviço e o valor total, para que não haja dúvidas
- Local de retirada dos produtos ou realização do serviço, incluindo horário de funcionamento
- Observações, como gastos extras, taxa de entrega e afins
- Tempo para entrega do produto ou finalização do serviço
- Formas e condições de pagamento
Quanto mais completo e claro for seu orçamento, mais chances de obter a confiança do cliente e fechar bons negócios.
2. Orçamento na área de educação
Aqui entram escolas tradicionais e específicas, como as de música, língua estrangeira e afins, que se mantêm a base de mensalidades.
Vale inserir, entre outros:
- Metodologia de ensino
- Horários e tempo de cada aula
- Número de alunos por aula
- Necessidade de material didático
- Diferenciais da instituição
3. Orçamento para advocacia
Esses serviços são chamados de honorários advocatícios e incluem:
- Descrição do serviço
- Valores
- Despesas
- Número do registro do profissional na OAB
4. Orçamento odontológico
Por ser da área da saúde, é interessante este tipo de orçamento apresentar dados para demonstrar o conhecimento do profissional, como:
- Quais dentes serão tratados e o que será feito
- Tempo para finalização do tratamento
- Flexibilidade no horário de atendimento, em função de possíveis emergências
- Número do registro do profissional no Conselho da área
Depois do que você leu, saberia fazer o orçamento do seu serviço?
Então, dê uma olhada no que não pode ficar de fora.
Como fazer o orçamento?
Já temos certeza de que é importante fazer um orçamento para criar uma boa relação com seus clientes.
Agora, vamos ao passo a passo.
Análise do serviço
Como já ficou claro, seu orçamento vai estar diretamente ligado ao seu negócio ou ao serviço que você oferece. Aliás, é basicamente isso que diferencia os tipos de orçamentos que existem por aí.
O que levar em consideração aqui? O planejamento financeiro da sua empresa, visando ao lucro. É com base nesse planejamento que você vai poder computar o valor da sua hora de trabalho ou da etapa a ser executada.
Não sabe se esse valor está muito alto? Uma dica é estipular valores com base na complexidade do trabalho e no tempo que leva para sua realização. Também fique de olho nos preços da concorrência direta.
Concorrência
Dificilmente você vai executar um serviço que ninguém mais executa. A concorrência está aí. A ideia é poder cobrar um valor que não esteja muito além nem muito aquém dos que vendem o mesmo tipo de serviço.
Se for necessário cobrar mais para manter a saúde financeira de sua empresa, justifique esse valor nos seus diferenciais, como:
- Tempo de experiência
- Formação
- Reconhecimento dos clientes
Agora vamos para as etapas do serviço.
Etapas da prestação de serviço
Uma excelente maneira de organizar seu orçamento é pelas etapas do serviço a ser realizado.
Quanto mais detalhado seu orçamento, mais confiança para o seu cliente.
Separar o orçamento em atividades com datas de início e fim é uma ótima dica. Só tenha cuidado para cumprir com o que foi estabelecido. Se achar melhor, conforme a especificidade da etapa, informe o tempo previsto para finalização.
Monte o orçamento
Agora, coloque isso tudo no papel.
Você viu um modelo com as informações básicas que o orçamento deve ter, mas tente fazer um orçamento com a sua cara ou com a cara de sua empresa. O papel não precisa ser um simples documento em word.
Lembre-se que esta é uma forma de se apresentar ao cliente em potencial. Colocar as informações em um documento estilizado ou com a identidade visual de sua empresa faz toda a diferença. Dá uma boa impressão.
Apresente o orçamento
O mesmo vale para o momento de apresentação do seu orçamento. Se você estiver vendendo um projeto com valor elevado e tempo maior de execução, vale agendar uma reunião para apresentar cada uma das etapas e se colocar à disposição para esclarecer dúvidas.
A preocupação com este momento também diz muito sobre o cuidado que você tem com seus clientes.
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